Já começamos com um segredo: você pode misturar gasolina e etanol em qualquer proporção, sempre que quiser.
Você sabia que atualmente, no Brasil, a maioria dos carros emplacados em circulação é do modelo flex? Há quase dez anos, quando isso ainda era novidade, a frota bicombustível no Brasil já somava mais de seis milhões de automóveis, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O sucesso foi tão grande que estes modelos chegaram a representar 46% da frota total de carros no país – e olha que o primeiro veículo flex foi produzido há apenas 15 anos. Novinho, hein?

E agora que você já sabe quando tudo isso começou, vamos responder a uma rodada de dúvidas que proprietários de carros flex eventualmente têm.

A primeira e mais famosa: Meoo, não é ruim pro carro usar apenas etanol ou gasolina, durante toda a vida útil do motor?
Não. Isso é um mito. Você pode usar só um ou misturar os dois, em qualquer proporção. Afinal, o motor flex foi feito para queimar tanto álcool quanto gasolina. No escapamento do carro, existe um componente chamado Sonda Lambda, que reconhece qual o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo. Esta, então, ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.

Tá, mas eu ouvi falar que tem que pôr etanol e gasolina na proporção certa, senão… dá ruim. É verdade?
Não mesmo, meu consagrado! Não importa se você colocou 10% de etanol e depois completou o tanque com gasolina. Sabe a Sonda Lambda, sobre a qual expliquei acima? Ela é capaz de captar a diferença de oxigênio dos dois combustíveis e passar pra central eletrônica a proporção certinha de cada combustível. Tecnologia, né?!

Então, se eu colocar 50% de etanol e 50% de gasolina, meu carro vai ter o melhor dos dois mundos?
Nesse caso, depende do que você realmente quer com o seu carro. Se você é um motorista que prefere autonomia, o ideal é abastecer com gasolina, afinal o consumo é menor se comparado aos demais combustíveis. Mas se você quer desempenho, o melhor é encher o tanque com etanol. Se você é aquele dono que gosta de economia, o indicado é considerar o custo relativo entre os dois combustíveis.

Mas peraí: e aquela regra dos 70%, é verdade ou mentira?
Olha, além do fato de a gasolina brasileira ter uma alta porcentagem de etanol, alguns pesquisadores afirmam que, com os motores tricilíndricos, esse percentual pode chegar a até 75%. Então o segredo é abastecer o carro com gasolina, calcular o consumo e depois fazer o mesmo com o etanol. Por último, divida um número pelo outro. Se no fim a diferença de consumo for de 30% entre os dois, vale a regra dos 70% para analisar qual combustível vale mais a pena.

Meoo, mas e o meio ambiente? Etanol não é um combustível mais limpo?
Bom, o etanol não deixa depósitos carboníferos no sistema do carro. Porém, quando falamos de lubrificação do sistema, por ser mais oleosa, a gasolina melhora o desempenho e você evita aquele papo do mecânico de que seu carro está passando pelo processo de descarbonização. No fim, é sim um combustível mais limpo, por ser derivado da cana, mas tem os seus prós e contras, que devem ser analisados.

Fonte: Localiza

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